Navegando pela Web um dia desses, sem querer, dei de cara com esse portal em uma página qualquer, e logo pensei em postar uns trabalhos bacanas feitos em portas, portais e janelas, de vários países e em diversos materiais.
Parece meio louco, mas curto muito a arte feita nesses objetos, carregados de história e simbolismo, que ao mesmo tempo que aprisionam, libertam.
Quantos segredos e barbaridades carregam?
A quem permite ou impede a passagem?
E a quanta(o)s presenteou com a luz do sol ou da lua?
As portas, portais e janelas em alguns países, principalmente no Oriente Médio, representam um sinal de riqueza, prosperidade e segurança.
A cultura árabe possui todo um simbolismo na figura desses objetos.
Acho difícil passarmos desapercebidos diante de um portal ou porta bem trabalhada, seja de que material for, pois feitas com madeira, metal ou vidro, são verdadeiramente impressionantes.
As portas datam da época do antigo Egito. Há pinturas que servem como registros históricos da arquitetura da porta.
Outros registros históricos incluem portas do templo do rei Salomão. Estas foram feitas de madeira de oliveira, como muitas portas do passado.
Na Índia havia portas de pedra que abriam e fechavam similarmente às portas do saloon do velho oeste, mas não tão rapidamente.
Ja os gregos e romanos usavam diversos modelos de portas, única, dupla, de correr, de dobrar e , assim como muitas outras encontradas em todo o passado da Europa, feitas de bronze.
As portas de hoje podem ser de qualquer material encontrado na Terra, madeira, metal, plástico, vidro, papel e até tecido.
Índia
Golestan Palace, Tehran - Iran
Porta em Honfleur - Normandia
Jodhpur, Índia
Israel
México
Jodhpur, Rajasthan