segunda-feira, 17 de junho de 2013

Unheimlich Berlin - Thiago Barros - FotoRio 2013

O Cine Rock Clube recomenda a seus leitores do Rio de Janeiro e aos turistas que estarão de passagem pelo estado, a partir do dia 19/06 (quarta-feira), a visitarem a exposição do fotógrafo Thiago Barros que entrará no circuito do FotoRio 2013 no Centro Cultural dos Correios.

Thiago Barros é parceiro no Atelier Oriente, em Santa Teresa, de mais dois excelentes profissionais que também participam do FotoRio 2013 - Renan Cepeda com a exposição “Dos Jardins Telúricos de Dona Lota” e Kitty Paranaguá com sua exposição “Pequenas Infâmias ” ambos no mesmo local (Centro Cultural Justiça Federal) e com mesmo período de visitação, de 05 de Junho a 21 de Julho.

A exposição do Thiago Barros terá sua abertura amanhã às 19hs, com visitação de 19/06 a 04/08/2013 no Centro Cultural do Correios, com curadoria de Edu Monteiro.

Extraído do título de um ensaio de Freud, Unheimlich, revelou-se a palavra perfeita para reverberar as imagens que esta exposição traz após a vivência, em diferentes momentos, do artista na cidade de Berlim. Compreender o significado desta palavra para os não nativos da língua alemã é experimentar sentidos improváveis. É poder ultrapassar a barreira do visível e enxergar a cidade por trás da cidade. Encontramos uma Berlim de formas e espaços desconhecidos que evoca sua relação com os habitantes e também com traços de sua história.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Nirvana - Live Tonight Sold Out - 2006

Registro da banda feito entre 1990 e 1993, com algumas imagens bem caseiras. 
O material saiu primeiro em VHS em 1994 sendo reeditado em 2006 por Dave Grohl, Krist Novoselic e com a ajuda do diretor Kevin Kerslake. 

Kurt Cobain compilou a maior parte do vídeo, mas não o concluiu antes de sua morte.

A última filmagem é de 23 de janeiro de 1993 no Hollywood Rock Festival no Brasil.

SETLIST:
  1. "Aneurysm"
  2. "About a Girl"
  3. "Dive"
  4. "Love Buzz"
  5. "Breed"
  6. "Smells Like Teen Spirit"
  7. "Negative Creep"
  8. "Come as You Are"
  9. "Territorial Pissings"
  10. "Something in the Way"
  11. "Lithium"
  12. "Drain You"
  13. "Polly"
  14. "Sliver"
  15. "On a Plain"
  16. "Endless, Nameless"


segunda-feira, 3 de junho de 2013

CD do dia - Paul Kossoff - Back Street Crawler - 1973


O Back Street Crawler foi o único disco solo gravado por Paul Kossoff, excelente guitarrista inglês que integrou a banda Free, junto com Simon Kirke e Paul Rogers, ambos convidados a participar da gravação desse discão. 

Kossoff durante o processo de criação do disco estava numa maré de auto destruição total com um consumo pesado de heroína e com uma saúde já super debilidade para um jovem de apenas 25 anos. 

A gravação de Molten Gold contou com a reunião de todos os integrantes do Free e interpretação brilhante de Rogers no vocal. 
O disco é composto por 5 faixas onde Kossoff esbanja talento com seus solos, fraseados e com um groove de primeira, bem típico das bandas de 70. 

Infelizmente faleceu em 16 de março de 1976 em um voo que ia de Los Angeles para Nova Iorque, com problemas de coração relacionados ao uso de drogas. 

Faixas:
01 - Tuesday morning
02 - I'm ready
03 - Time away
04 - Molten gold
05 - Back street crawler

Formação:
Paul Kossoff – Guitarra
Trevor Burton – Guitarra base ("Tuesday Morning")
Alan White – Batera ("Tuesday Morning" e "I'm Ready")
John "Rabbit" Bundrick – Teclados ("Tuesday Morning"); orgão, chimes e piano ("Molten Gold")
Alan Spenner – Guitarra base ("I'm Ready")
Jean Roussel – Teclados ("I'm Ready", "Back Street Crawler (Don't Need You No More)")
Jess Roden – vocal ("I'm Ready");
Tetsu Yamauchi – Guitarra base ("Time Away")
Simon Kirke – batera ("Time Away", "Molten Gold")
John Martyn – guitarra ("Time Away", "May You Never")
Paul Rodgers – vocal ("Molten Gold")
Andy Fraser – guitarra base("Molten Gold")
Conrad Isidore – batera ("Back Street Crawler (Don't Need You No More)")
Clive Chaman – guitarra base ("Back Street Crawler (Don't Need You No More)")

Dica de filme - Lady Snowblood II - 1974

Fiquei de postar esse filme logo que disponibilizei por aqui o Lady Snowblood I, filmes que serviram de influência para Tarantino na concepção de Kill Bill I e Kill Bill II.

Demorei para postar a continuação pois na época foi um parto para encontrar o torrent e a legenda do Snowblood II, e até hoje tem poucos compartilhamentos. 
Na verdade quem me lembrou da continuação foi um dos nossos leitores, o Thalisson. Valeu aí pela lembrança.

O filme segue com a continuação da vingança de Yuki Kashima (Meiko Kaji) aos assassinos de sua família.  


A arte de Jesper Palm

O pintor Dinamarquês Jesper Palm usa suas fotografias como base para suas criações.
Ele varia suas fotos em uma série de composições com diferentes detalhes e ângulos, juntando assim todas as imagens no computador para obter o resultado final. Trabalhando com várias versões diferentes da mesma imagem, o artista traz à tona certos pontos e coloca outros em posições mais secundárias.

Entre suas inspirações, Palm conta com pintores como Eric Fischl, Mark Tansey e Luc Tuymans, assim como cineastas como Wim Wenders e Yang Fudong.





domingo, 2 de junho de 2013

ANIMAÇÃO - Elefantes sonham - 2005

Animação realizada por computação gráfica e modelagem em 3D com a direção de Bassam Kurdali.

Elephants Dream é reconhecido como o primeiro filme de animação open source já produzido. Foi a primeira grande produção da Fundação Blender e envolveu uma equipe de sete artistas e realizadores de desenhos animados em torno do mundo.

O curta tem aproximadamente 10 minutos de duração e apresenta um mundo artificial e a trajetória de Proog, um velho que guia o garoto excêntrico Emo.
Inconformado com a lógica do lugar Emo se volta contra as práticas e costumes locais.

Legenda no próprio You Tube.

sábado, 1 de junho de 2013

CURTA - Hiato - 2008


O curta de Vladimir Seixas mostra o abismo entre as classes sociais e a forma que as mesmas se relacionam. 

Com aproximadamente 20 minutos o curta aborda a ocupação de um shopping da Zona Sul do Rio de Janeiro por moradores de rua, de comunidades carentes e dos sem-teto. 
O passeio normal a qualquer pessoa transformou-se num tremendo mal-estar entre os participantes da outra classe social, fato este que repercutiu muito na mídia na época. 

O filme foi realizado com a edição das imagens da imprensa em 03 de agosto de 2000 e com entrevistas de alguns personagens 7 anos após essa inusitada manifestação. 

Premiação:
Melhor documentário pelo Júri Oficial do 2º Cinema com Farinha
Entre os dez mais votados na 3ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas pelo Júri Popular
Melhor Documentário pelo Júri Oficial do 2º Perro Loco
Melhor Filme pelo Voto Popular do 2º Perro Loco
Melhor Direção no 4º Curta Canoa
Melhor Documentário no 7º Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema | Guaíba, RS
Prêmio Curadoria no 2º Festival de Curtas Metragens de Direitos Humanos | Entretodos
Melhor Filme pelo Júri Popular no 4º no FestAruanda
Melhor Filme no 1º Festival do Júri Popular na cidade de Lençóis | BA
Melhor Documentário pelo Júri Popular na 5ª Mostra Audiovisual de Cambuquira
Prêmio Machado Bittencourt Especial do Júri no Comunicurtas 2009
Melhor Documentário no Comunicurtas 2009

DOC - Brazil - A Report on Torture - 1971

Documentário realizado por Haskell Wexler e Saul Landau filmado em 1970, no Chile, após a chegada de 70 presos políticos brasileiros trocados pelo embaixador suíço. O filme com aproximadamente 1 hora de duração mostra os relatos, as diversas formas de tortura utilizadas pelos militares enquanto estiveram presos e as marcas e os traumas jamais esquecidos de suas memórias.

O documentário ainda conta com a entrevista de Frei Tito, anos antes de cometer suicídio na França em 1974 e de Maria Auxiliadora Lara Barcelos que sofreu torturas sexuais no DOPS e também se matou, em 1976, em Berlim.

Na verdade esse doc saiu meio que por acaso pois os diretores Haskell Wexler e Saul Landau foram ao Chile para fazerem uma entrevista com Salvador Allende, mas aproveitando o momento da chegada dos presos políticos brasileiros resolveram entrevistá-los, o que resultou nesse registro histórico.
O doc conta também com o depoimento de Jean Marc van der Weid, ex-presidente da UNE e Nancy Mangabeira Unger, irmã do ex-ministro.

O início do doc conta com o depoimento de Maria Auxiliadora Lara Barcelos, na época com 25 anos: 
“Nos tiraram a roupa e fizeram uma série de torturas: espancamentos, telefone, fizeram simulação de atos sexuais e chamaram todos os outros funcionários do DOPS para assistir. Deixaram-me em pé cerca de 6 horas; deram-me choques elétricos. As mulheres eram torturadas com choques na vagina, seios e orelhas.”

O curioso é que esse doc deve ter sido assistido por pouquíssimos brasileiros pois certamente nunca foi amplamente divulgado em nossa terra Brasilis, Why?

Se eles não mostram e travam, então faremos isso por aqui, pois um país que esconde os atos do passado dificilmente corrigirá seus erros no futuro.

O doc pode ser baixado por aqui, via link, ou visto diretamente pelo You Tube abaixo.