Marina Abramovic é uma artista performática da Iugoslávia que além de chocar o público com suas intervenções consegue captar suas reações e emoções.
O documentário "The artist is present" é realmente sensacional pois mostra toda a trajetória da artista desde seu primeiro casamento, com o também artista Ulay, seus momentos felizes com o marido quando jovem, os 5 anos que moraram dentro de uma Van, a triste separação ocorrida durante a travessia da muralha da china, as exposições em que os dois participaram juntos e sua arrebatadora exposição no MoMa.
Na exposição do MoMa a intenção da artista foi ficar frente a frente com seu público, sentada em uma cadeira, onde cada visitante teve a oportunidade de trocar emoções com a mesma.
O mesmo trabalho tinha sido feito há muito tempo atrás junto com Ulay.
Na exposição "The artist is present" Marina contou com a ajuda de um grupo de artistas que ficaram nus em situações um tanto quanto embaraçosas, como um casal, um de frente para o outro, numa passagem estreita, que forçava os visitantes a passarem entre eles.
Uma das cenas mais emocionantes e tocantes foi quando Ulay, depois de anos longe de seu convívio, reencontra seu grande amor do passado, visita sua exposição e senta em frente à artista como fizera há anos atrás.
Marina não se conteve e chorou de emoção.
Documentário espetacular.
Registro de pura entrega por parte de Marina, a ponto de ficar de início de março a final de maio, todos os dias, da abertura do museu até seu fechamento em posição estática, muda em uma cadeira de madeira, apenas trocando energia com seus admiradores.
Recomendadíssimo.