quinta-feira, 17 de maio de 2012

A arte de Shepard Fairey

Shepard é ilustrador e artista gráfico contemporâneo e sua arte despontou junto a tribo dos skatistas americanos. Nasceu em 1970 e ficou conhecido por suas colagens do famoso lutador André The Giant e por sua arte HOPE feita para campanha de 2008 do presidente americano Barak Obama. Da mesma maneira que a arte da campanha lhe tornou conhecido e famoso o fez sofrer um processo e uma condenação de 6 meses de prisão por destruir e fabricar documentos em uma ação civil relacionada  a sua infração a leis de direitos autorais da Associated Press. O artista usou uma foto protegida por direitos autorais para criar o famoso cartaz de Obama. Shepard confessou ter usado uma foto, mais ele mentiu e destruiu documentos e arquivos que provavam que ele usou a imagem protegida por direitos autorais da empresa. Outro episódio relacionado a sua proximidade com a política, o que acho seu maior erro, foi a agressão que sofreu na Dinamarca após sair de um clube local. Fairey e seu amigo Romeo Trinidad foram atacados por dois dinamarqueses que, durante a briga, gritavam coisas como “Obama é da Illuminati” e “volte para a América”. A segunda agressão foi em seu mural “Dove”, que foi pixado com as frases “sem paz” e “vá embora hipster yankee”.
O artista de rua esteve na cidade durante o mês de agosto de 2011 para a abertura de uma exposição na V1 Gallery e para pintar um mural comemorativo no lugar onde funcionou a Ungdomshuset (casa da juventude), um espaço da cidade onde se reuniam jovens de grupos esquerdistas. Derrubada pelo governo em 2007, a casa era o símbolo das lutas políticas da juventude de Copenhague. De acordo com o próprio Fairey em entrevista concedida ao Guardian, ele acabou com um olho roxo e uma costela quebrada.
No dia seguinte ao ataque, Shepard se encontrou com alguns dos artistas da Casa da Juventude, o Coletivo RaxArt na tentativa de recuperar o mural. Eles propuseram uma cena de policiais hostis incorporados ao painél, como aqueles que despejaram os moradores da Casa da Juventude.
O seu trabalho está incluso nas coleções do The Smithsonian , o Los Angeles County Museum of Art , o Museu de Arte Moderna de Nova York , o Museu de Arte Contemporânea de San Diego , o National Portrait Gallery , em Washington, e do Museu Victoria e Albert em Londres.
Em 1988, graduou-se pela Idyllwild Academia de Artes e, em 1992, Fairey se formou na Rhode Island School of Design com o título de Bacharel em Arte final e Ilustração.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário