segunda-feira, 21 de maio de 2012

DOC - Juízo - 2007

Documentário dirigido por Maria Augusta Ramos e lançado em 2007. 
O doc é a realidade da vida de diversas crianças de rua e das que possuem um lar e familia mas sofrem com a violência doméstica, com a falta do amor em sua criação, e contam apenas com seu fiel escudeiro, O ABANDONO. 
Esse é um documentário que mexe, te tira do eixo, te faz pensar e avaliar se a política educacional, de um país que está entre as 10 maiores economias do mundo, segue numa direção correta. E sabemos muito bem que não, pois a grana pra isso tudo vai pelo ralo, hoje em dia, mais especificamente, pela ''Cachoeira" abaixo. 
Como podemos cobrar algo de uma criança que vai para a escola para poder comer o que não tem na mesa de sua casa? Como podemos cobrar que uma criança tenha respeito pelo seu professor se nunca ouviram ou presenciaram dentro de suas casas um clima de respeito entre seus pais?  
Como podem se concentrar nos estudos com fome, com vontade de comprar uma roupa nova que viu de um playboizinho do asfalto? Ou também são proibidas de matar sua fome de consumo? 

Na minha opinião, foda-se que o Brasil está entre as 10 maiores economias, pois enquanto estiver na lista das piores nações em distribuição de renda e nível de IDH ( Índice de Desenvolvimento Humano) não adianta porra nenhuma. Pelo contrário, ai que a população deve ficar antenada em saber para onde está indo essa grana toda, ou para quem.
Pro governo é mais fácil colocar uma professora na sala e jogar toda a responsabilidade em cima dela com um salário humilhante, algo impossível e COVARDE, para ambas as partes. 
Hoje as próprias crianças falam, que se não tiverem um incentivo das ONGs acabarão partindo para o crime.
Como assim? 
Isso virou um costume?
Elas já encaram isso como uma tábua de salvação?
Caros leitores projeto social não é um presente, ou prêmio dado as crianças, para tirá-las das ruas, isso é OBRIGAÇÃO CONSTITUCIONAL DO ESTADO. Pela nossa constituição, toda criança tem o direito ASSEGURADO a educação, saúde e moradia. Só que diversas ONGs são criadas para cobrir a incompetência e o descompromisso estatal.
Um dos momentos do doc que fiquei muito chocado foi quando uma criança é levada a julgamento e a Meritissima lhe dá a oportunidade de voltar para casa ao invés de cumprir uma pena num centro de ''recuperação'' (FEBEM), e a criança opta para ir pro centro pois a vida em casa seria muito pior. Trecho que por sinal é abordado no trailer do doc abaixo. Aproveitem e analisem bem a mensagem do documentário. 

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário