segunda-feira, 28 de maio de 2012

DOC - Lixo extraordinário (Waste Land) - 2010

Lixo Extraordinário é um documentário sobre o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz, dirigido por João Jardim, Karen Harley e pela diretora inglesa Lucy Walker, lançado em 2010.
O doc aborda o trabalho do artista junto aos catadores de material reciclado do Aterro de Gramacho, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. 
O registro acabou transformando um dos catadores em uma personalidade mundialmente famosa, o presidente da Associação dos catadores do Jardim Gramacho, Sebastião Carlos dos Santos, vulgo Tião, que foi modelo do trabalho de Vik - "Tião de Marat'' - em que posa em uma banheira. 
Uma homenagem do artista ao médico, filósofo, cientista e um dos principais ativistas políticos da Revolução Francesa, Jean-Paul Marat , que fora apunhalado no coração dentro de sua banheira. 
Sentindo que Tião tinha esse lado contestador e ativista pensou na elaboração da obra. 
Vendida posteriormente em um leilão,em Londres, por 28 mil libras, Muniz destinou a quantia recebida para a Associação dos catadores.
O documentário recebeu diversos prêmios como no Festival de Sundance (prêmio do público) , no de Berlim (prêmio da Anistia Internacional e do Público) e foi indicado ao Oscar, mas acabou não levando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário