O documentário extremamente bem produzido pelo diretor Pino Solanas, conta o período em que a Argentina foi literalmente assaltada dentro de seu próprio governo e por seus próprios governantes. O doc narra em detalhes a instauração da Mafiocracia na politica Argentina durante os dois mandatos, do maior bandido argentino, o presidente Carlos Menen e de seu sucessor Fernando De la Rua, durante a década de 90. Porém a roubalheira já se iniciara no governo anterior, o do General Raúl Ricardo Alfonsín, responsável pelo maior sumiço de civis da história argentina e pelas violações aos direitos humanos durante o regime militar (a chamada Guerra Suja que resultou em milhares de desaparecidos políticos).
Obviamente, tanto Menem quanto De La Rua tiveram a seu lado, ou foram orientados, pelo principal personagem por essa roubalheira toda, o ministro Domingo Cavallo. Os absurdos mostrados nesse filme são inacreditáveis, que vão desde o processo de privatização das empresas argentinas, como a entrega da petrolífera YPF, Aerolineas Argentina, a destruição e contaminação dos lençóis freáticos, pela cagada feita pela Repsol, até o tráfico de armas do governo Menem para os conflitos na Bósnia.
O povo começou a ficar revoltado com a sequência de saques e roubalheiras feitas pelo governo, o que resultou em uma revolta popular em 20 de dezembro de 2001 e a destituição do presidente Fernando De la Rua do mandato.
Muito bom esse documentário, vale muito dar uma conferida. Tem aproximadamente duas horas de duração e e uma aula de história política.
Nenhum comentário:
Postar um comentário