quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A arte de David Cerny

David Cerny é um artista Tcheco, cujas obras podem ser vistas em muitos locais de Praga.
Ganhou notoriedade em 1991 ao pintar uma rosa num tanque soviético para servir como um memorial de guerra no centro de Praga.
Em 2000, Cerny ganhou o Prêmio Jindřich Chalupecký e em 2005 criou Shark, uma imagem de Saddam Hussein em um tanque de formol.
O trabalho foi apresentado na Bienal de Praga, no mesmo ano.
A obra é uma paródia direta de uma obra de 1991 de Damien Hirst , "A Impossibilidade Física da Morte na Mente de Alguém Vivo".
Em 2006, o trabalho foi banido duas vezes, primeiro em Middelkerke , Bélgica , em seguida, em Bielsko-Biala , Polónia .
No que diz respeito à situação belga, o prefeito daquela cidade, Michel Landuyt , admitiu que estava preocupado que a exposição poderia "chocar as pessoas, incluindo os muçulmanos", em um ano já marcado por tensões associadas com caricaturas dinamarquesas do profeta Maomé.
Na Polónia, as razões para a censura permanecem ambíguas.
último trabalho do artista foi a intervenção que fez em Londres em julho deste ano, onde comprou um ônibus de dois andares de 1957, na Holanda, e transformou em uma escultura gigante em analogia a um atleta fazendo flexão, graças a dois grandes braços fixados a parte dianteira do veiculo. Os braços possuem mobilidade e conforme o movimento é feito sons são emitidos da escultura, fantástico. 
A transformação demorou seis meses de trabalho árduo.
A peça foi nomeada pelo artista de "London Booster", que pode ser interpretada como uma homenagem ao Jogos Olímpicos de Londres.
A obra já se tornou uma atração turística, de acordo com Ladislav Pflimpfl, diretor do Centro Cultural Checa, em Londres.
Veja algumas de suas obras abaixo ou visite o site do artista: http://www.davidcerny.cz/




Nenhum comentário:

Postar um comentário