O extraordinário documentário dirigido por Emilio Gallo com participação da atriz Dira Paes e roteiro de Luciana Lopes relata as sentenças de morte dos fazendeiros e seus capangas contra os pequenos produtores rurais na região de Rio Maria, sul do Pará.
A luta pela terra se arrasta por mais de 30 anos numa ocupação latifundiária totalmente arbitrária por meio das famosas Grilagens. Fazendeiros com mais de 1000 hectares de terra não têm sequer a escritura de 100 hectares de terra e se acham no direito de matar pequenos lavradores que lutam por um quinhão desse metro quadrado para seu plantio familiar.
Numa constante briga entre os "fazendeiros" e os pequenos posseiros da região, os "xerifes" da cidade de Rio Maria elaboraram a lista pública da morte composta por 14 nomes.
Para tais latifundiários, com diversos hectares de terras improdutivas, os pequenos agricultores não passavam de mais uma cabeça de gado pronta pro abate e quem fosse contrário a suas posições morria. Na verdade muitas execuções saiam mais baratas que uma boa cabeça de gado pois o valor da morte variava entre 30 a 50 mil reais. Tiramos tal conclusão se levarmos em conta que em leilão de gado tem animais que custam mais que 50 mil.
Graças a postura de Frei Henri e do Padre Ricardo em defesa dos pequenos produtores diversos foram poupados da execução.
Na lista estavam os irmãos Canuto, Belchior, Expedito Ribeiro de Souza e vários outros. Foram mais de 400 mortos na região de Rio Maria.
O filme pode ser visto em partes pelo You Tube ou baixado inteiro por aqui. Abaixo a primeira parte como trailler.
Download
Nenhum comentário:
Postar um comentário