segunda-feira, 4 de junho de 2012

Ninguém é inocente em São Paulo - Ferréz - 2006

Gostei muito desse livro de contos do escritor paulista Ferréz. Sei que é um livro para poucos, destinado a pessoas que não se importam em ler sobre a realidade, sobre verdades que nem sempre agradam a todos. ''Ninguém é inocente em São Paulo'' mexe na ferida, como todos os livros do escritor. Muitos preferem ler Alice no Pais das Maravilhas ou um romance lindo e floreado a cair numa realidade social caótica, onde o lixo não é jogado para debaixo do tapete e sim lançado ao ventilador. 
Tem contos formidáveis nesse livro como ''O grande assalto" (pg23), ''Pão Doce'' (pg29), ''NO VAGA'' (pg35), ''Buba e o muro social'' (pg41), ''Pegou um axé''(pg57), ''O pão e a revolução'' e  diversos outros. 
O escritor Ferréz nasceu na periferia de São Paulo, mora no Capão Redondo e engajado em projetos sociais de sua comunidade. Afirma não conseguir desvincular realidade de literatura. Como mesmo diz -  ''Moro dentro do tema''.
Entre seus escritores favoritos estão Dostoiévski, Carlos Drummond de Andrade e Herman Hesse.
Outro livro bem legal do escritor é o ''Manual Pratico do Ódio'' (2003), mas para quem nunca leu nada dele aconselho primeiro a leitura do "Ninguém é inocente em São Paulo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário