A idéia do Blog é disponibilizar a arte de forma plena e livre, com dicas de filmes, documentários, arte contemporânea, música, curtas ,artigos, literatura e outras manifestações artísticas.
Tudo pode ser baixado, basta que o leitor tenha o programa VUZE instalado, que pode ser encontrado em sites de downloads de programas. Para que o filme carregue a legenda automaticamente, tanto o arquivo do filme quanto da legenda (.srt) devem ter o mesmo nome.Importante deixar bem claro que todos os torrents de Download disponibilizados pelo CINE ROCK CLUBE já estavam disponíveis na rede, nenhum foi criado pelo Blog. O uso de qualquer material baixado não poderá ser usado para fins comerciais. O CINE ROCK CLUBE não se responsabiliza pelo uso final dado por seus leitores.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

A arte de Cláudio Ethos

O artista  paulista, Cláudio Rafael, conhecido como Ethos, ficou famoso por sua expressão surrealista em seus trabalhos urbanos. O artista se diz totalmente influenciado pelo cenário underground das cidades que passa, suas obras refletem sempre algo misterioso, perturbador e inconsciente. 
Ethos participou de várias exposições individuais e coletivas em diversos lugares como Itália, Alemanha, EUA, Bogotá, Amsterdam e Colônia.   
O artista foi convidado por festivais importantes de arte urbana, como o Fame e o Cityleaks. Também decorou um paredão de 50 metros de altura, intervenção feita a convite da LA Art Machine, fundação norte-americana voltada ao mercado de arte.
Confira um pouco do seu trabalho.









































































































































PAINEL DE 50 METROS FEITO PARA A LA ART MACHINE






























Dica de filme - Lady Snowblood I - 1973

Você assistiu a ''Kill Bill I'' do diretor Quentin Tarantino? Gostou?
Sabia que o ''Kill Bill I'' foi uma adaptação desse filme, o ''Lady Snowblood I''?
O filme foi feito em 1973 sob a direção do coreano Toshiya Fujita, e conta a história de uma mulher, Yuki Kashima (Meiko Kaji), que mata a gangue que assassinou sua família. 
O jornal britânico "The Guardian" comentou que "Lady Snowblood foi praticamente um modelo para todo o Kill Bill Volume 1".
Na minha opinião esse filme bota o Kill Bill no bolso, apesar de gostar muito do filme do Tarantino.
Semana que vem postarei o ''Lady Snowblood II''.


Arctic Monkeys - At The Apollo - 2008

Registro do último show da turnê mundial de 2007,em Manchester, Inglaterra, dirigido por Richard Ayoade e produzido por Diarmid Scrimshaw. Foi todo filmado em 35 mm e possui 76 minutos de duração.
O filme convida o público a mergulhar no estilo e na força de uma das bandas mais marcantes do Reino Unido, em uma de suas melhores performances até o momento.
Show brilhante.


SET LIST

1. "Brianstorm"
2. "This House Is a Circus"
3. "Teddy Picker"
4. "I Bet You Look Good on the Dancefloor"
5. "Dancing Shoes"
6. "From the Ritz to the Rubble"
7. "Fake Tales of San Francisco"
8. "When the Sun Goes Down"
9. "Nettles"
10. "D Is for Dangerous"
11. "Leave Before the Lights Come On"
12. "Fluorescent Adolescent"
13. "Still Take You Home"
14. "Da Frame 2R"
15. "Plastic Tramp"
16. "505"
17. "Do Me a Favour"
18. "A Certain Romance"
19. "The View from the Afternoon"
20. "If You Were There, Beware"


Formação
Alex Turner - guitarra e vocal 
Jamie Cook - guitarra 
Nick O'Malley   - baixo
Matt Helders - bateria e vocal de apoio

Download

DOC - Game Over - Kasparov and the machine - 2003

Tive o prazer de conhecer esse extraordinário documentário do diretor americano Vikram Jayanti, numa noite dessa semana, e pensei, impossível não recomendar aos leitores do blog.
Minha história com o xadrez foi tardia, assim como a descoberta desse documentário, feito em 2003.
Quando adolescente via o jogo como de velho, parado e que demorava horas pra terminar, e nunca tive curiosidade para aprender, também porque nunca tive um incentivo de alguém mais próximo, um amigo que jogasse.
Depois de velho, em uma das minhas viagens para o Sana,distrito da cidade de Macaé, Rio de Janeiro, via que muitos jogavam e ficava boiando, resolvi então aprender com um dos meus amigos de lá, o Luiz.
Reconheço que nas primeiras partidas sempre me sentia meio esculachado no jogo, pois perdia direto, por não estar, ainda, familiarizado com o movimento das peças. Fato que me deixava meio puto quando retornava de viagem, e comecei a treinar com um amigo próximo que frequentava minha casa.
Senti que realmente tinha aprendido quando voltei a jogar com o Luiz, três meses depois de ter compreendido melhor o jogo, e consegui vencê-lo.
Hoje em dia sou apaixonado pelo Xadrez e, assim como a música, acho de extrema importância que seja adotado no ensino escolar, pois melhora o raciocínio lógico, a concentração e diversas outras coisas.
Recomendo que os pais que não jogam, aprendam junto com seus filhos, como forma de incentivá-los, ou os que sabem, ensinem e motivem seus pupilos.
Como não tenho filhos tento ensinar o que aprendi para minha sobrinha, que tinha o mesmo pensamento que eu, que era chato, jogo de velho.....,quando aprendeu ficou amarradona, sempre jogamos quando vem me visitar.

Deixando de blá blá blá e indo ao conteúdo dessa maravilha, o documentário relata o melhor enxadrista de todos os tempos, o soviético Garry Kasparovi, e seus jogos contra os computadores e contra Anatoly Karpov, russo que teve hegemonia no xadrez de 1975 a 1984.

O primeiro jogo (Match) entre Karpov, que defendia o título de campeão mundial, e o desafiante Garry Kasparovi aconteceu em 1984, em Moscou. O regime político da época era totalmente fechado e Kasparovi era um ativista contra o sistema comunista enquanto Karpov era um enxadrista dos moldes da escola russa, quando Kasparovi, que perdia, começou a recuperar o jogo interromperam a partida. Fato que deixou Kasparovi bem chateado.

A segunda partida entre eles ocorreu em 1985,com um sistema político mais aberto, e com Mikhail Gorbachev como presidente, a partida seguiu normalmente e Kasparov saiu vitorioso.
Logo depois dessa vitória, Kasparovi ficou muito famoso e a IBM começou a chamá-lo para partidas contra as máquinas que criava, na tentativa de vencê-lo e de faturar milhões com a venda de seus computadores, lógico. Tudo pelo business.

O primeiro computador que Kasparov enfrentou foi o ''Deep Thought'' em 1986, que ganhou facilmente, depois jogou uma série de 6 partidas com o ''Deep Blue'', a primeira em 1996 que ganhou limpando todas as peças do tabuleiro do adversário, e as outras 5 em 97, em que perdeu a segunda, empatou as outras três e perdeu a última.
A última partida, das seis, Kasparovi entregou, deu a vitória pra IBM pois jogou muito mal, e também porque já estava de saco cheio daquilo tudo.

Porém, a segunda partida que perdeu foi muito polêmica, não só para Kasparovi quanto para toda comunidade enxadrista da época.
Kasparovi afirmava que " Havia algo de humano nas habilidades enxadristas do computador".
No mesmo dia da vitória, as ações da IBM subiram 15% na Bolsa de Nova Iorque.
Competitivo do jeito que era ficou inconformado e solicitou os registros das jogadas no banco de dados do ''Deep Blue'' (os logs), solicitação negada pela empresa.
Nos dias dos jogos o computador da IBM ficava trancado em uma sala com forte esquema de segurança e as únicas pessoas que podiam entrar na sala eram os funcionários da empresa.

O ''Deep Blue'' teve seu primeiro esboço de projeto em 1985/1986 , um tabuleiro de Silício com 36 mil transistores que analisava duas milhões de posições por segundo, desenvolvido pelo pesquisador científico da IBM Dr. Feng-Hsiung Hsu em parceria com o enxadrista Joel Benjamin. Depois de pronto o computador analisava 20 milhões de posições por segundo.

O documentário ainda mostra o interior de um antigo castelo russo do século XIX que foi doado aos enxadristas por Kruschev - secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética entre 1953 e 1964 e líder político comunista - que virou a sede do Clube Central de Xadrez da União Soviética. 

No final do doc são apresentadas as imagens da última partida entre Kasparov e Karpov, mais de 15 anos depois, com vitória de Karpov, realizada em 2002. 

Em 2003  Kasparovi  enfrentou novamente uma máquina, o ''Deep Junior'', campeão de Xadrez dos computadores de 2002, e a partida terminou empatada. 
   

CD do dia - The Psychedelic Furs - Greatest Hits

Caso você nunca tenha ouvido falar do grupo, essa é uma oportunidade de ouvir esse álbum, com a reunião de seus maiores sucessos.
O ''The Psychedelic Furs'' é um grupo inglês, pós punk, formado em 1977. A banda lançou 7 discos e 8 coletâneas, essa é uma delas, de 2001. 
A banda se apresenta até hoje.

Faixas

01. Sister Europe
02. Mr. Jones (Single Edit)
03. Dumb Waiters
04. Pretty In Pink (Original Version)
05. Love My Way
06. President Gas
07. Here Come Cowboys
08. Heaven
09. Heartbeat
10. The Ghost In You
11. Heartbreak Beat
12. Angels Don't Cry (Original Single Version)
13. All That Money Wants
14. Sometimes
15. Until She Comes
16. There's A World Outside
17. Only You And I (Live)

Formação Atual
Richard Butler (vocals), 
Tim Butler (bass), 
Rich Good (guitar), 
Mars Williams (saxophone), 
Amanda Kramer (keyboards), 
Paul Garisto (drums).


Download

quarta-feira, 30 de maio de 2012

A arte de Gregory Thielker

O trabalho do artista norte americano, de Nova Jersey, Gregory Thielker, se destaca pela sua técnica de reprodução impressionista, suas telas são pintadas com aquarela ou à óleo. Estudou história da arte na Williams College e pintura na Universidade de Washington em St. Louis.
Suas pinturas mais recentes retratam auto-estradas, estacionamentos e carros em movimento, tudo atrelado a gotas de chuva.


    























































































The Black Keys - Live at The Crystal Ballroom

Caros leitores desculpe o linguajar mas o som dessa dupla é bom pra cacete, e pode ser comprovado nesse show de 1 hora de duração realizado no dia 4 de abril de 2008, no Crystal Ballroom, em Portland, EUA.
A dupla formada por Dan Auerbach (guitarra-voz) e Patrick Carney (bateria) toca 17 músicas, selecionadas dos seus 5 álbuns. 
A direção e produção ficou a cargo de Lance Bangs. O show não tem nenhuma papagaiada tecnológica, pelo contrário é simples, seco e eletrizante. A música rola direto, com pouquíssimas interações de Dan Auerbach com o público. O ''The Black Keys'' e o ''Arctic Monkeys'' são duas bandas da nova geração que recebem o carimbo de qualidade do CINE ROCK CLUBE, são realmente excelentes.

SET LIST
 
1-   Same Old Thing
2-   Girl Is On My Mind
3-   Set You Free
4-   Thickfreakness
5-   Stack Shot Billy
6-   Busted (w/ extended outro jam)
7-   You're The One
8-   Remember When (Side B)
9-   Your Touch
10- Oceans And Streams (played on electric keyboard to great effect)
11- Strange Times
12- Psychotic Girl
13- 10 AM Automatic
14- No Trust
15- I Got Mine
16- All You Ever Wanted
17- Till I Get My Way


Dica de filme - Estômago - 2007

O cinema brasileiro melhorou muito o nível de suas produções desde o filme ''Central do Brasil'', do diretor Walter Salles, de 1998,  pra cá. 
O ''Estômago" não foge à regra, filme super bem feito e com um roteiro brilhante. A película foi feita por uma produtora de Curitiba e dirigida por Marcos Jorge, e conta com a EXCELENTE atriz Fabiula Nascimento, que interpreta o papel de uma prostituta e com o incrível ator João Miguel. A interpretação dessa dupla é fora do normal.
O filme conta a história de Raimundo Nonato (João Miguel) um nordestino que migra para Curitiba em busca de uma vida melhor. Logo ele consegue um emprego em um bar e descobre seu talento para cozinha. Ao se destacar ele recebe uma nova proposta para trabalhar em um restaurante Italiano e se aperfeiçoar na profissão. Além de gostar muito de cozinhar, Nonato também gosta muito de mulher e ai começam seus problemas. Nonato se envolve com a prostituta Iria (Fabiula Nascimento) e devido a este amor, mata o dono do restaurante que trabalha por ciúmes. Raimundo acaba preso e conquista seu espaço e respeito junto aos presos de sua cela pelas delicias gastronômicas que prepara. O ator Babu Santana que interpreta o preso Bujiú também dá um show.
Filme muito divertido e engraçado. RECOMENDADÍSSIMO.

ELENCO
Raimundo Nonato / Alecrim - JOÃO MIGUEL
Íria - FABIULA NASCIMENTO
Bujiú - BABU SANTANA
Giovanni - CARLO BRIANI
Zulmiro - ZECA CENOVICZ
Etecétera - PAULO MIKLOS
Duque - JEAN PIERRE NOHER
Lino - ALEXANDER SIL
Valtão - MARCEL SZYMANSKI
Seqüestro - HELDER CLAYTON SILVA
Guentaí - TINO VIANA
Boquenga - SIDY CORREA
Magrão - RODRIGO FERRARINI
Vagnão - MARCO ZENNI
Francesco - ANDREA FUMAGALL

Download (Subtitles: English, Spanish, French, Italian and Portuguese)

DOC - Pearl Jam Twenty - 2011

Um dos melhores documentários sobre banda de Rock que assisti. Impressionante a riqueza desse material, o realizador dessa obra prima, o premiado jornalista musical Cameron Crowe, arrasou nessa produção. ''Twenty'' é um documentário que te prende da primeira imagem a última linha, dos créditos.  

Imagens raríssimas são apresentadas como trechos das apresentações do ''Mother Love Bone'', imagens do ''Temple of the dog'' e a primeira fita K7 demo do Pearl Jam. 
O documentário inicia com uma breve história do grupo ''Mother Love Bone'', do final da década de 80, do então baixista e do guitarrista do Pearl Jam, Jeff Ament e Stone Gossard, respectivamente. Quando Andy Wood, vocalista do ''Mother love'', morreu, Chris Cornell, baterista e vocalista do ''Soundgarden'', criou o ''Temple of dog'' em que cantava, em dueto, com Eddie Vedder, como forma de homenagear Andy, seu grande amigo. No final do documentário é homenageado também por Eddie Vedder, que canta a canção ''Crown of Thorns'' do Mother Love Bone'', em um dos show do Pearl Jam em 2009. Atitude que deixou Stone Gossard emocionado.  
O documentário foi feito a partir de 1200 horas de filmagens inéditas, mais de 24 horas de entrevistas recentes feitas com a banda e imagens ao vivo dos seus concertos.
Mostra também a briga de Eddie Vedder contra a exploração do preço dos ingressos dos show pela empresa Ticketmaster, fato que levou a banda aos tribunais, e a tragédia ocorrida no festival Roskilde, onde nove fãs morreram pisoteados


Para os aficcionados pelo grupo, esse é um doc de cabeceira. NOTA 10.


CD do dia - Jack White - Blunderbuss - 2012

Primeiro e excelente disco da carreira solo do ex guitarrista da banda White Stripes, Jack White. 
Realmente a critica estava com a razão ao aclamar o álbum ''Blundesbuss'' como brilhante. 
O disco é fresquinho, foi lançado em 23 de abril de 2012 e na primeira semana vendeu mais de 130 mil cópias, e no inicio de maio já tinha batido a primeira colocação das paradas da Billboard, Reino Unido, Canadá e Suíça. 
"Blunderbuss'' foi gravado em um estúdio do Tennessee e contém forte influência do rock sulista americano.
Muito bom, vale conferir.

Faixas

01. Missing Pieces
02. Sixteen Saltines
03. Freedom at 21
04. Love Interruption
05. Blunderbuss
06. Hypocritical Kiss
07. Weep Themselves to Sleep
08. I'm Shakin'
09. Trash Tongue Talker
10. Hip (Eponymous) Poor Boy
11. I Guess I Should Go to Sleep
12. On and On and On
13. Take Me with You When You Go

terça-feira, 29 de maio de 2012

Animação - O Mágico ( L'illusionniste) - 2010

Animação de 2010 do diretor francês Sylvain Chomet, com roteiro escrito por Jacques Tati em 1956, e adaptado por Chomet. Na versão original, de Jacques Tati, a história se passa na Tchecoslováquia, mas Chomet mudou para Escócia. 
O filme narra a vida de um Mágico em decadência, "Tatischeff", que vê sua popularidade desaparecer em Paris. 
Consternado embala seus escassos pertences e adereços, incluindo um coelho mal-humorado branco, e move-se para Londres. Porém, ao chegar na inglaterra não possui muito espaço devido ao sucesso das bandas de rock. Com tudo correndo contra, sujeita-se a fazer apresentações em bares pequenos, falidos e em algumas festas, mas uma coisa mudou sua vida, o encontro de uma jovem fã, a garota Alice.


A arte de Swoon


Swoon é uma artista de rua nascida em New London, Connecticut , e cresceu em Daytona Beach, Flórida . Ela se mudou para New York City com 19 anos, e se especializou no uso de estampas e recortes de figuras de papel em tamanho real. Swoon, cujo verdadeiro nome é Caledônia Dança Curry, estudou pintura no Pratt Institute no Brooklyn e começou a fazer arte de rua por volta de 1999.
Swoon regularmente cola obras que retratam pessoas, muitas vezes de seus amigos e familiares, nas ruas de vários lugares ao redor do mundo. Normalmente, as peças são coladas em locais desabitados, como prédios abandonados, pontes, saídas de incêndio, torres de água e placas de rua.
























































Dica de filme - Histórias Cruzadas (The Help) - 2011

Filme de 2011, do diretor, ator e roteirista Tate Taylor, e indicado ao Oscar pela brilhante atuação da atriz Viola Davis.
A história tem como pano de fundo o estado do Mississipi, EUA, durante os anos 60.
Skeeter Phelan (Emma Stone) é uma garota da sociedade do sul que retorna da faculdade determinada a se tornar uma escritora renomada, mas transforma a vida de seus amigos e coloca  Mississipi de cabeça pra baixo quando decide entrevistar as mulheres negras que passaram a vida cuidando das proeminentes famílias do sul.  
Aibileen Clark (Viola Davis), governanta e melhor amiga de Skeeter, é a primeira a dar seus depoimentos e inicia um processo de convencimento junto as demais amigas negras.
Ao longo do caminho, amizades improváveis ​​são forjadas e uma irmandade nova surge, mas não antes de todo mundo na cidade ter uma ou duas coisas a dizer.


Legenda

DOC - Pina - 2011

Excelente documentário feito em 2011, pelo diretor Wim Wenders, em homenagem a coreógrafa alemã, falecida em 2009, Pina Bausch. 
Nesse registro você não precisa ser um dançarino ou um amante da dança para sentir sua beleza e entender a dedicação e o trabalho árduo de uma companhia inteira. 
O documentário conta com depoimentos dos dançarinos de sua própria companhia, a Tanztheater Wippertal Pina Bausch, que relatam o lado tenro e meigo de Pina atrelado a sua severidade e rigor.
Uma parte interessante é quando filmam os rostos dos dançarinos, em um total silêncio, com as falas sobrepostas às imagens, como se refletissem o pensamento de cada um, algo marcante em Pina, pois pouco falava.
Vários trechos de coreografias consagradas de Pina são mostradas nesse documentário como “Café Müller”, “Le Sacre Du Printemps” e “Vollmond”.
O filme conta também com a presença da dançarina brasileira Regina Advento, que participa de todas as grandes produções da companhia de Pina desde 1995.

Wim Wenders conseguiu, e muito bem, retratar o principal lema de Pina -  “Dance, dance – senão, estamos perdidos”

CD do dia - Arctic Monkeys - Whatever People Say I Am, That's What I'm Not - 2006

O Arctic Monkeys é uma banda inglesa, da cidade de Sheffield, formada em 2002, entrou no mercado fonográfico com pé direito com o lançamento desse primeiro álbum, ''Whatever People Say I Am, That's What I'm Not'', em 2006. Os caras conseguiram o feito de vender mais de 300 mil cópias somente na primeira semana e isso não foi a toa, ou por uma campanha esmagadora de Marketing, e sim por sua qualidade musical, o disco é muito bom mesmo. 
No mesmo ano, 2006, levou quatro discos de platina e venceu o Mercury Prize. Em 2007, levou o Brit Award for Best British Álbum e foi nomeado para o Grammy de Melhor Álbum de Música Alternativa.
O cara da capa é Chris McClure amigo da galera do Arctic. A foto gerou uma polêmica ridícula, pois criticaram a banda por incentivar o fumo.
O grupo se apresentou no Brasil esse ano, em abril, fechando o segundo dia do festival Lollapalooza, em São Paulo.


Faixas

1. The View From the Afternoon
2. I Bet You Look Good on the Dancefloor
3. Fake Tales of San Francisco
4. Dancing Shoes
5. You Probably Couldn't See the Lights But You Were Looking Straight at Me
6. Still Take You Home
7. Riot Van
8. Red Light Indicates the Doors Are Secured
9. Mardy Bum
10. Perhaps Vampires Is a Bit Strong But...
11. When the Sun Goes Down
12. From the Ritz to the Rubble
13. A Certain Romance

Formação
Alex Turner - guitarra e vocal 
Jamie Cook - guitarra 
Andy Nicholson - baixo, substituido em 2007 por Nick O'Malley 
Matthew Helders - bateria e vocal de apoio

Download  

segunda-feira, 28 de maio de 2012

A arte de Danny O'connor

Danny O'Connor é um artista do Reino Unido, também conhecido como DOC. O artista estudou arte gráfica na Liverpool John Moores University e sua obra é baseada em retratos, possui influências de histórias em quadrinhos, grafite, ilustração e design de personagem.  
Com um forte elemento gráfico visível em seu trabalho, O'Connor utiliza uma ampla gama de materiais e texturas, incluindo acrílicos,tinta spray e emulsões. Danny O'Connor já exibiu seus trabalhos ao lado de artistas de rua famosos, como Banksy e Adam Neate, e também em galerias pelo Reino Unido.

















































 














Dica de filme - O artista - 2011

Quando assisti a esse filme, em 2011, fiquei impressionado com o brilhantismo do diretor francês Michel Hazanavicius e pela atuação de Jean Dujardin, que interpreta o personagem George Valentin, um ator da época de ouro do cinema que começa a entrar em decadência devido a nova era dos filmes falados.
Pela primeira vez torci para um filme na premiação do Oscar, festa que por sinal odeio, apesar de adorar a sétima arte. 
Gostei tanto do filme que fiz questão de assistir a todos os seus concorrentes para ter um parâmetro total de avaliação. E de todos que foram indicados só curti quatro filmes, ''O artista'', ''The Help'' que saiu por aqui com o nome de Histórias Cruzadas, "Meia-noite em Paris" e "A better life".
A invenção de Hugo Cabret achei bem sessão da tarde, mas mereceu os prêmios técnicos que levou, já os ''Descendentes'', ''Cavalo de Guerra'' e "O homem que mudou o jogo" foram películas que detestei.
Outro ponto que adorei do filme foi a atuação da atriz Bérénice Bejo interpretando uma novata atriz do cinema mudo ,Peppy Miller,  e apadrinhada por George Valentin. Nesse filme até o cachorro trabalha bem. Filme brilhante.
Na noite da festa brega, logo pensei, essa porcaria vai premiar mais algum enlatado americano e a ousadia do diretor Michel Hazanavicius, de resgatar o verdadeiro espírito do filme arte, mudo e em preto e branco, vai perder o prêmio de melhor filme do ano para algum enlatado, pra variar.
Acabei mordendo a língua e o filme levou a premiação máxima.

Será que a academia está revendo seus conceitos? 

Só o tempo dirá, pois Oscar é igual a show do Roberto Carlos, é brega e todo ano tem.

DOC - Lixo extraordinário (Waste Land) - 2010

Lixo Extraordinário é um documentário sobre o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz, dirigido por João Jardim, Karen Harley e pela diretora inglesa Lucy Walker, lançado em 2010.
O doc aborda o trabalho do artista junto aos catadores de material reciclado do Aterro de Gramacho, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. 
O registro acabou transformando um dos catadores em uma personalidade mundialmente famosa, o presidente da Associação dos catadores do Jardim Gramacho, Sebastião Carlos dos Santos, vulgo Tião, que foi modelo do trabalho de Vik - "Tião de Marat'' - em que posa em uma banheira. 
Uma homenagem do artista ao médico, filósofo, cientista e um dos principais ativistas políticos da Revolução Francesa, Jean-Paul Marat , que fora apunhalado no coração dentro de sua banheira. 
Sentindo que Tião tinha esse lado contestador e ativista pensou na elaboração da obra. 
Vendida posteriormente em um leilão,em Londres, por 28 mil libras, Muniz destinou a quantia recebida para a Associação dos catadores.
O documentário recebeu diversos prêmios como no Festival de Sundance (prêmio do público) , no de Berlim (prêmio da Anistia Internacional e do Público) e foi indicado ao Oscar, mas acabou não levando.