O maravilhoso documentário do diretor mexicano Luis Lopez apresenta como o fotógrafo Alberto "Korda" Diaz se tornou mundialmente famoso com uma das fotos tiradas de Ernesto "Che" Guevara.
Alberto inicialmente foi fotografo de moda e dono de um pequeno estúdio fotográfico em Havana, acabou conhecendo Ernesto e, em pouco tempo, se encantara por seus ideais.
Em um de seus encontros perguntou a Che se poderia tirar uma foto sua.
Guevara responde:
- Você já colheu cana junto a população rural?
Depois da negativa de Alberto, Che menciona que se o mesmo fosse trabalhar na colheita de cana com o povo ele deixaria que Korda lhe fotografasse.
Korda trabalhou algum tempo na lavoura e depois de um lamentável episódio em Cuba quando um navio, vindo da Bélgica, carregado de armamento, explodiu em porto cubano matando e mutilando uma centena de pessoas, Alberto Korda registra a foto que viria a se tornar histórica, a de Che com sua boina e seu olhar carregado de dor.
Registro que ocorreu durante o pronunciamento de Fidel em Havana logo depois da catástrofe em que Ernesto também estava presente, no mesmo palanque.
O documentário conta com depoimentos de Gael García Bernal, Antonio Banderas, Tom Morello, Shepard Fairey, a filha de Korda e de muitos outros que viveram na época.
Alberto Korda com o decorrer da amizade com Ernesto, com sua proximidade do idealismo revolucionário e com a foto que tirara de uma menininha pobre agarrada a um pedaço de madeira que o fazia de boneca, sentiu que seria impossível permanecer como fotógrafo de moda, que aquilo tudo já não lhe cabia.
Alberto Korda não recebeu nada com relação ao direitos autorais e ainda sentiu-se traído ao saber que o italiano Giangiacomo Feltrinelli, que recebera duas cópias da foto pelo próprio Korda, estava não só vendendo a imagem em toda a europa como não creditava Alberto Korda a imagem.
O mundo só teve o conhecimento do verdadeiro autor da foto em 1980.
Muito bom documentário.
Legenda (solicitar na área de comentário que envio por email)