A idéia do Blog é disponibilizar a arte de forma plena e livre, com dicas de filmes, documentários, arte contemporânea, música, curtas ,artigos, literatura e outras manifestações artísticas.
Tudo pode ser baixado, basta que o leitor tenha o programa VUZE instalado, que pode ser encontrado em sites de downloads de programas. Para que o filme carregue a legenda automaticamente, tanto o arquivo do filme quanto da legenda (.srt) devem ter o mesmo nome.Importante deixar bem claro que todos os torrents de Download disponibilizados pelo CINE ROCK CLUBE já estavam disponíveis na rede, nenhum foi criado pelo Blog. O uso de qualquer material baixado não poderá ser usado para fins comerciais. O CINE ROCK CLUBE não se responsabiliza pelo uso final dado por seus leitores.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

DOC - Chevolution - A história da fotografia mais reproduzida do mundo - 2008

O maravilhoso documentário do diretor mexicano Luis Lopez apresenta como o fotógrafo Alberto "Korda" Diaz se tornou mundialmente famoso com uma das fotos tiradas de Ernesto "Che" Guevara.

Alberto inicialmente foi fotografo de moda e dono de um pequeno estúdio fotográfico em Havana, acabou conhecendo Ernesto e, em pouco tempo, se encantara por seus ideais.
Em um de seus encontros perguntou a Che se poderia tirar uma foto sua. 
Guevara responde:
- Você já colheu cana junto a população rural?

Depois da negativa de Alberto, Che menciona que se o mesmo fosse trabalhar na colheita de cana com o povo ele deixaria que Korda lhe fotografasse.

Korda trabalhou algum tempo na lavoura e depois de um lamentável episódio em Cuba quando um navio, vindo da Bélgica, carregado de armamento, explodiu em porto cubano matando e mutilando uma centena de pessoas, Alberto Korda registra a foto que viria a se tornar histórica, a de Che com sua boina e seu olhar carregado de dor. 
Registro que ocorreu durante o pronunciamento de Fidel em Havana logo depois da catástrofe em que Ernesto também estava presente, no mesmo palanque.

O documentário conta com depoimentos de Gael García Bernal, Antonio Banderas, Tom Morello, Shepard Fairey, a filha de Korda e de muitos outros que viveram na época.

Alberto Korda com o decorrer da amizade com Ernesto, com sua proximidade do idealismo revolucionário e com a foto que tirara de uma menininha pobre agarrada a um pedaço de madeira que o fazia de boneca, sentiu que seria impossível permanecer como fotógrafo de moda, que aquilo tudo já não lhe cabia.

Alberto Korda não recebeu nada com relação ao direitos autorais e ainda sentiu-se traído ao saber que o italiano Giangiacomo Feltrinelli, que recebera duas cópias da foto pelo próprio Korda, estava não só vendendo a imagem em toda a europa como não creditava Alberto Korda a imagem.
O mundo só teve o conhecimento do verdadeiro autor da foto em 1980.

Muito bom documentário.

Legenda (solicitar na área de comentário que envio por email)