A idéia do Blog é disponibilizar a arte de forma plena e livre, com dicas de filmes, documentários, arte contemporânea, música, curtas ,artigos, literatura e outras manifestações artísticas.
Tudo pode ser baixado, basta que o leitor tenha o programa VUZE instalado, que pode ser encontrado em sites de downloads de programas. Para que o filme carregue a legenda automaticamente, tanto o arquivo do filme quanto da legenda (.srt) devem ter o mesmo nome.Importante deixar bem claro que todos os torrents de Download disponibilizados pelo CINE ROCK CLUBE já estavam disponíveis na rede, nenhum foi criado pelo Blog. O uso de qualquer material baixado não poderá ser usado para fins comerciais. O CINE ROCK CLUBE não se responsabiliza pelo uso final dado por seus leitores.

domingo, 27 de maio de 2012

Crime e Castigo - Fiódor Dostoievski

Um dos clássicos do escritor russo Fiódor Dostoievski publicado em 1866. O livro conta a história do personagem Raskolnikov que comete um crime contra a dona do imóvel em que habita. 
Cansado de ser explorado e sem recursos para seus estudos, na faculdade de direito, mata a usurária com um golpe em sua cabeça, e a contragosto também sua irmã Lizavéta, por ter aparecido na cena do crime, a partir dai vive em constante fuga, tanto de sua consciência quanto do inspetor policial Porfiry. 
Raskolnikov rouba umas jóias da usurária depois do crime praticado e que acaba nem usufruindo das mesmas devido a seu sentimento de culpa, cabendo apenas enterrá-las. Angustiado com tudo a seu redor e desconfiando de todos, Raskolnikov só se sente à vontade ao lado de uma prostituta que conhecera, de nome Sonya Marmeladova, a qual se relaciona e expõe todas as suas fraquezas. 
O livro foi adaptado para o cinema por vários diretores e em diversos anos.
Na minha opinião, as melhores versões foram a do diretor Austríaco Josef Von Sternberg,de 1935, em preto e branco, e a do diretor inglês Julian Jarrold,de 2002.

Aconselho a leitura do livro pela edição da editora 34 que traz a tradução direta do Russo, as demais são traduzidas do francês para o português, isso sim, um verdadeiro crime.

2 comentários:

  1. Olá Marcelo, parabéns pela crítica! Você conhece a adaptação deste clássico produzido pela BBC. VALE INDICAR PARA SEUS LEITORES! A adaptação é fiel ao texto original e a fotografia impactante. Abs,

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas palavras Júlia, espero que o conteúdo do Blog esteja do seu agrado.
    Não tenho essa adaptação da BBC, é a de 1979?
    Irei tentar encontrá-la para baixar. Muito obrigado pela dica, adoro os escritores Russos. Aconselho também, caso ainda não tenha visto,a minissérie dos ''Irmãos Karamazovi'', postada aqui no CINE ROCK CLUBE, feita pela TV Russa. A mesma TV fez a adaptação do ''Idiota'' que tentarei postar por aqui também, se possível ainda hoje.

    ResponderExcluir