A idéia do Blog é disponibilizar a arte de forma plena e livre, com dicas de filmes, documentários, arte contemporânea, música, curtas ,artigos, literatura e outras manifestações artísticas.
Tudo pode ser baixado, basta que o leitor tenha o programa VUZE instalado, que pode ser encontrado em sites de downloads de programas. Para que o filme carregue a legenda automaticamente, tanto o arquivo do filme quanto da legenda (.srt) devem ter o mesmo nome.Importante deixar bem claro que todos os torrents de Download disponibilizados pelo CINE ROCK CLUBE já estavam disponíveis na rede, nenhum foi criado pelo Blog. O uso de qualquer material baixado não poderá ser usado para fins comerciais. O CINE ROCK CLUBE não se responsabiliza pelo uso final dado por seus leitores.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

DOC - Game Over - Kasparov and the machine - 2003

Tive o prazer de conhecer esse extraordinário documentário do diretor americano Vikram Jayanti, numa noite dessa semana, e pensei, impossível não recomendar aos leitores do blog.
Minha história com o xadrez foi tardia, assim como a descoberta desse documentário, feito em 2003.
Quando adolescente via o jogo como de velho, parado e que demorava horas pra terminar, e nunca tive curiosidade para aprender, também porque nunca tive um incentivo de alguém mais próximo, um amigo que jogasse.
Depois de velho, em uma das minhas viagens para o Sana,distrito da cidade de Macaé, Rio de Janeiro, via que muitos jogavam e ficava boiando, resolvi então aprender com um dos meus amigos de lá, o Luiz.
Reconheço que nas primeiras partidas sempre me sentia meio esculachado no jogo, pois perdia direto, por não estar, ainda, familiarizado com o movimento das peças. Fato que me deixava meio puto quando retornava de viagem, e comecei a treinar com um amigo próximo que frequentava minha casa.
Senti que realmente tinha aprendido quando voltei a jogar com o Luiz, três meses depois de ter compreendido melhor o jogo, e consegui vencê-lo.
Hoje em dia sou apaixonado pelo Xadrez e, assim como a música, acho de extrema importância que seja adotado no ensino escolar, pois melhora o raciocínio lógico, a concentração e diversas outras coisas.
Recomendo que os pais que não jogam, aprendam junto com seus filhos, como forma de incentivá-los, ou os que sabem, ensinem e motivem seus pupilos.
Como não tenho filhos tento ensinar o que aprendi para minha sobrinha, que tinha o mesmo pensamento que eu, que era chato, jogo de velho.....,quando aprendeu ficou amarradona, sempre jogamos quando vem me visitar.

Deixando de blá blá blá e indo ao conteúdo dessa maravilha, o documentário relata o melhor enxadrista de todos os tempos, o soviético Garry Kasparovi, e seus jogos contra os computadores e contra Anatoly Karpov, russo que teve hegemonia no xadrez de 1975 a 1984.

O primeiro jogo (Match) entre Karpov, que defendia o título de campeão mundial, e o desafiante Garry Kasparovi aconteceu em 1984, em Moscou. O regime político da época era totalmente fechado e Kasparovi era um ativista contra o sistema comunista enquanto Karpov era um enxadrista dos moldes da escola russa, quando Kasparovi, que perdia, começou a recuperar o jogo interromperam a partida. Fato que deixou Kasparovi bem chateado.

A segunda partida entre eles ocorreu em 1985,com um sistema político mais aberto, e com Mikhail Gorbachev como presidente, a partida seguiu normalmente e Kasparov saiu vitorioso.
Logo depois dessa vitória, Kasparovi ficou muito famoso e a IBM começou a chamá-lo para partidas contra as máquinas que criava, na tentativa de vencê-lo e de faturar milhões com a venda de seus computadores, lógico. Tudo pelo business.

O primeiro computador que Kasparov enfrentou foi o ''Deep Thought'' em 1986, que ganhou facilmente, depois jogou uma série de 6 partidas com o ''Deep Blue'', a primeira em 1996 que ganhou limpando todas as peças do tabuleiro do adversário, e as outras 5 em 97, em que perdeu a segunda, empatou as outras três e perdeu a última.
A última partida, das seis, Kasparovi entregou, deu a vitória pra IBM pois jogou muito mal, e também porque já estava de saco cheio daquilo tudo.

Porém, a segunda partida que perdeu foi muito polêmica, não só para Kasparovi quanto para toda comunidade enxadrista da época.
Kasparovi afirmava que " Havia algo de humano nas habilidades enxadristas do computador".
No mesmo dia da vitória, as ações da IBM subiram 15% na Bolsa de Nova Iorque.
Competitivo do jeito que era ficou inconformado e solicitou os registros das jogadas no banco de dados do ''Deep Blue'' (os logs), solicitação negada pela empresa.
Nos dias dos jogos o computador da IBM ficava trancado em uma sala com forte esquema de segurança e as únicas pessoas que podiam entrar na sala eram os funcionários da empresa.

O ''Deep Blue'' teve seu primeiro esboço de projeto em 1985/1986 , um tabuleiro de Silício com 36 mil transistores que analisava duas milhões de posições por segundo, desenvolvido pelo pesquisador científico da IBM Dr. Feng-Hsiung Hsu em parceria com o enxadrista Joel Benjamin. Depois de pronto o computador analisava 20 milhões de posições por segundo.

O documentário ainda mostra o interior de um antigo castelo russo do século XIX que foi doado aos enxadristas por Kruschev - secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética entre 1953 e 1964 e líder político comunista - que virou a sede do Clube Central de Xadrez da União Soviética. 

No final do doc são apresentadas as imagens da última partida entre Kasparov e Karpov, mais de 15 anos depois, com vitória de Karpov, realizada em 2002. 

Em 2003  Kasparovi  enfrentou novamente uma máquina, o ''Deep Junior'', campeão de Xadrez dos computadores de 2002, e a partida terminou empatada. 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário