A idéia do Blog é disponibilizar a arte de forma plena e livre, com dicas de filmes, documentários, arte contemporânea, música, curtas ,artigos, literatura e outras manifestações artísticas.
Tudo pode ser baixado, basta que o leitor tenha o programa VUZE instalado, que pode ser encontrado em sites de downloads de programas. Para que o filme carregue a legenda automaticamente, tanto o arquivo do filme quanto da legenda (.srt) devem ter o mesmo nome.Importante deixar bem claro que todos os torrents de Download disponibilizados pelo CINE ROCK CLUBE já estavam disponíveis na rede, nenhum foi criado pelo Blog. O uso de qualquer material baixado não poderá ser usado para fins comerciais. O CINE ROCK CLUBE não se responsabiliza pelo uso final dado por seus leitores.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

DOC - Isso não é um filme (This Is Not a Film) - 2011

Jafar Panahi excelente cineasta iraniano fez esse documentário como uma forma de protesto pela  proibição e interrupção das filmagens de seu último filme, pelo Ministério da Cultura e Orientação Islâmica.
De forma arbitrária representantes desse Ministério invadiram a casa em que Panahi filmava o longa ''Mar'', e prenderam todos.
Inquieto e à espera de sua sentença, em prisão domiciliar, Jafar liga para sua advogada e pergunta se já tinha saido o veredito, a mesma menciona que a principio seria algo como 20 anos sem poder filmar nem escrever roteiros e 6 anos de prisão, mas que tentaria uma redução nas penas.
Inconformado com tal atitude Panahi tem uma idéia e liga para seu amigo e cinegrafista Mojtaba Mirtahmasb e pede que compareça à sua casa. Era dia de Ano Novo (quarta-feira dos fogos) e sua mulher e filha tinham saido. Inicia a partir dai o doc ''Isso não é um filme''.
Panahi conta sua idéia a Mojtaba - ''Irei ler o roteiro do filme proibido e imitarei todo o cenário real aqui na sala de casa enquanto você filma'', pois isso não me foi proibido. Jafar pega uma fita adesiva e inicia as marcações no tapete de sua sala mencionando cada pavimento da casa, apresenta o cenário real e as personagens, duas meninas, por foto de seu celular, para que o espectador entenda melhor o contexto, e inicia a leitura do roteiro. Enquanto isso Mojtaba não desgruda da câmera, filma tudo.
O caso de Jafar Panahi foi tão absurdo que 12 cineastas mundialmente conhecidos lutaram em defesa da absolvição do cineasta iraniano, já que os próprios amigos de profissão iranianos não poderiam fazer nada, pois também eram perseguidos pela censura do Ministério da Cultura e Orientação Islâmica. No final do filme Panahi dedica o documentário a todos os cineastas iranianos. 

O caso de Panahi tomou proporções mundiais e seu amigos de Cannes fizeram um abaixo-assinado a favor de sua liberdade NO FESTIVAL DESSE ANO.

ASSINEM E DIVULGUEM NO FACEBOOK DE VOCÊS CLICANDO EM ENVIAR NO FIM DA POSTAGEM, POIS ISSO É UM ABSURDO. O CINE ROCK CLUBE REPUDIA QUALQUER FORMA DE CENSURA ARTÍSTICA E NÃO FICARÁ OMISSO A ISSO. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário