A idéia do Blog é disponibilizar a arte de forma plena e livre, com dicas de filmes, documentários, arte contemporânea, música, curtas ,artigos, literatura e outras manifestações artísticas.
Tudo pode ser baixado, basta que o leitor tenha o programa VUZE instalado, que pode ser encontrado em sites de downloads de programas. Para que o filme carregue a legenda automaticamente, tanto o arquivo do filme quanto da legenda (.srt) devem ter o mesmo nome.Importante deixar bem claro que todos os torrents de Download disponibilizados pelo CINE ROCK CLUBE já estavam disponíveis na rede, nenhum foi criado pelo Blog. O uso de qualquer material baixado não poderá ser usado para fins comerciais. O CINE ROCK CLUBE não se responsabiliza pelo uso final dado por seus leitores.

sábado, 1 de junho de 2013

DOC - Brazil - A Report on Torture - 1971

Documentário realizado por Haskell Wexler e Saul Landau filmado em 1970, no Chile, após a chegada de 70 presos políticos brasileiros trocados pelo embaixador suíço. O filme com aproximadamente 1 hora de duração mostra os relatos, as diversas formas de tortura utilizadas pelos militares enquanto estiveram presos e as marcas e os traumas jamais esquecidos de suas memórias.

O documentário ainda conta com a entrevista de Frei Tito, anos antes de cometer suicídio na França em 1974 e de Maria Auxiliadora Lara Barcelos que sofreu torturas sexuais no DOPS e também se matou, em 1976, em Berlim.

Na verdade esse doc saiu meio que por acaso pois os diretores Haskell Wexler e Saul Landau foram ao Chile para fazerem uma entrevista com Salvador Allende, mas aproveitando o momento da chegada dos presos políticos brasileiros resolveram entrevistá-los, o que resultou nesse registro histórico.
O doc conta também com o depoimento de Jean Marc van der Weid, ex-presidente da UNE e Nancy Mangabeira Unger, irmã do ex-ministro.

O início do doc conta com o depoimento de Maria Auxiliadora Lara Barcelos, na época com 25 anos: 
“Nos tiraram a roupa e fizeram uma série de torturas: espancamentos, telefone, fizeram simulação de atos sexuais e chamaram todos os outros funcionários do DOPS para assistir. Deixaram-me em pé cerca de 6 horas; deram-me choques elétricos. As mulheres eram torturadas com choques na vagina, seios e orelhas.”

O curioso é que esse doc deve ter sido assistido por pouquíssimos brasileiros pois certamente nunca foi amplamente divulgado em nossa terra Brasilis, Why?

Se eles não mostram e travam, então faremos isso por aqui, pois um país que esconde os atos do passado dificilmente corrigirá seus erros no futuro.

O doc pode ser baixado por aqui, via link, ou visto diretamente pelo You Tube abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário