Em Bem-Vindo, Philippe Lioret aborda as políticas de imigração européias por meio da história de um garoto curdo que deixa o Iraque e parte em uma jornada para reencontrar a namorada na Inglaterra.
Em Calais, impedido de continuar, o rapaz decide cruzar o Canal da Mancha a nado. Simon (Vincent Lindon), um professor de natação em uma piscina da cidade, se coloca em risco para treinar secretamente o jovem refugiado, com o intuito de impressionar e reconquistar sua mulher.
O filme recebeu os prêmios de Melhor Filme Europeu da Mostra Panorama (Júri Ecumênico) e o Lable Europa Cinema, no Festival de Berlim 2009.
Ao ser lançado na França, em março de 2009, o filme Bem-Vindo, de Philippe Lioret, causou polêmica. O motivo foi denunciar os problemas legais criados por um professor de natação francês, Simon (Vincent Lindon, de Sem Escândalo), pelo fato de ter abrigado e ajudado um imigrante ilegal, o jovem curdo Bilal (Firat Ayverdi).
Na esteira dessa polêmica, o Partido Socialista francês redigiu um projeto de lei batizado de Welcome, título original do filme, em que propôs a supressão do chamado "delito de solidariedade".
Trata-se dos artigos L622-1 e L622-4 do Código de Entrada e Estadia de Estrangeiros, que penalizam com prisão de cinco anos e multa de 30 mil euros quem ajudar, transportar ou abrigar qualquer imigrante ilegal na França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário