A idéia do Blog é disponibilizar a arte de forma plena e livre, com dicas de filmes, documentários, arte contemporânea, música, curtas ,artigos, literatura e outras manifestações artísticas.
Tudo pode ser baixado, basta que o leitor tenha o programa VUZE instalado, que pode ser encontrado em sites de downloads de programas. Para que o filme carregue a legenda automaticamente, tanto o arquivo do filme quanto da legenda (.srt) devem ter o mesmo nome.Importante deixar bem claro que todos os torrents de Download disponibilizados pelo CINE ROCK CLUBE já estavam disponíveis na rede, nenhum foi criado pelo Blog. O uso de qualquer material baixado não poderá ser usado para fins comerciais. O CINE ROCK CLUBE não se responsabiliza pelo uso final dado por seus leitores.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

A arte de Jean-Michel Basquiat

Jean-Michel nasceu em 22/12/1960, em Nova York, e foi o primeiro artista americano a se tornar uma personalidade internacional.
Basquiat começou como grafiteiro, mas eventualmente evoluiu para um pintor neo-expressionista. 
Sua arte foi conceituada como "primitivismo intelectualizado", incorporou imagens folclóricas fundidas com estilos modernos e abstratos. 
Sempre usou o seu trabalho como forma de protesto sobre a situação dos Afro-Americanos, pós era Jim Crow, especialmente os negros cúmplices, pois sentia que eram apenas marionetes da ideologia dominante branca. 
Um exemplo disso é o seu quadro de 1981 "Irony of Negro Policeman". 
Jean-Michel era filho de Gerard Jean-Baptiste Basquiat, ex-ministro do interior do Haiti. 
A vida de Basquiat sempre foi rodeada de acontecimentos trágicos, o primeiro foi quando tinha apenas sete anos de idade ao ser atropelado, o que lhe custou um baço dilacerado. Posteriormente, já adulto, trilhou o tenebroso caminho das drogas e acabou falecendo em 1988, aos 27 amos, vitima de uma overdose de Heroína, um ano após a morte de seu amigo íntimo Andy Warhol. 
O período mais criativo da curta vida e da carreira meteórica de Basquiat situa-se entre 1982-1985, e coincide com a amizade com Warhol, época em que faz colagens e quadros com mensagens escritas, que lembram o graffiti do início e que remetem às suas raízes africanas. 
É também o período em que começa a participar de grandes exposições.


"Irony of Negro Policeman"








2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa! Lindo blog...

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Claudia. Qualquer sugestão é super bem vinda.
    Fico feliz em saber que gostou do conteúdo do Cine Rock Clube.
    Obrigado novamente e boa semana.

    ResponderExcluir